terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cultura árabe


Como é do conhecimento geral o termo Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar), são práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. No fundo é a identidade própria de um grupo humano num território e num determinado período.
A parte do mundo que se costuma designar como Médio Oriente pode ser dividida em duas grandes regiões: a Ásia Ocidental e a Península Arábica. Os principais pontos em comum no mundo árabe são a língua, a religião e as tradições islâmicas. Além disso, quase todos os países da região têm a sua economia assentada na exportação de petróleo e um passado de traços coloniais: nem todos, é verdade, foram colonizados, mas a sua história foi largamente condicionada pela presença europeia, sobretudo a francesa e a inglesa.
O Árabe é uma das línguas vivas mais antigas do mundo, tendo dado origem a muitas outras línguas. É a língua oficial em países como a Argélia, Egipto, Líbano, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Palestina, Tunísia, Líbia. É a língua co-oficial em Israel, Saara Ocidental, Somália, Djibuti, Comores. No fundo é a língua oficial em 22, sendo falada por mais de 250 milhões de pessoas.
O árabe para além de ser fala pelos árabes muçulmanos, é também falado pelos judeus árabes e pelos cristãos árabes.
A religião da maioria dos árabes é o Islamismo (religião monoteísta), porém o Cristianismo e o Judaísmo também tem presença em alguns países árabes, nomeadamente Marrocos. O árabe é essencialmente formado por cristãos, judeus e muçulmanos.
Podemos definir um árabe como alguém que é cidadão de um estado árabe, conhece a língua árabe e possui um conhecimento básico da tradição árabe, isto é, dos usos, costumes e sistemas políticos e sociais da cultura.
A riqueza da cultura árabe deve-se essencialmente à arte e à arquitectura, os traços dominantes islâmicos, a importância da decoração caligráfica e a composição espacial das mesquitas estiveram intimamente ligadas à doutrina islâmica.
A arquitectura árabe está presente em alguns continentes, nomeadamente na Península Ibérica, com uma forte presença na Espanha; no Norte de África e no Norte da Índia.
Relativamente à bellydance (conhecida como dança do ventre), teve passagem pelo Antigo Egipto, Babilónia, Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia, sendo adoptada pelos árabes na Idade Média. Actualmente é uma dança praticada não só pelas mulheres árabes, como também, pelas mulheres ocidentais. Esta dança é composta por uma série de movimentos vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo.

Rute Medeiros

Sem comentários:

Enviar um comentário